1º Encontro de Cultura de Ilhabela acontece neste final de semana

O evento tem o objetivo de mapear e articular o setor cultural para o debate das políticas públicas municipais

O Fórum Popular de Cultura de Ilhabela, em parceria com a Prefeitura, realiza neste final de semana (13 e 14), o 1º Encontro de Cultura de Ilhabela, no Espaço Cultural Pés no Chão, com a proposta de mapear e estabelecer uma rede de artistas e cultureiros ativa, bem informada e engajada no debate das políticas públicas municipais.

Organizado de forma independente, horizontal e colaborativa por integrantes do Fórum Popular de Cultura de Ilhabela, movimento que reúne artistas e integrantes das mais diversas manifestações culturais na cidade, o Encontro foi convocado para antecipar as discussões que acontecerão durante a Conferência Municipal de Cultura, marcada para o segundo semestre de 2019.

O evento deve reunir pelo menos 100 participantes em dois dias de atividades, que incluem debates, palestras e sarau, para o mapeamento e diretrizes para uma política cultural abrangente.

“Temos que ser atores dos rumos da política cultural da nossa cidade”, afirma a produtora cultural e educadora Débora Bergamini, uma das integrantes do Fórum. “A atual forma de representação não atende aos nossos anseios e demandas”.

A programação tem início no sábado (13), com debate sobre as políticas municipais de cultura. Na sequência, os presentes serão divididos em sete grupos, de acordo com a área de atuação para realizar debates setoriais, reconhecendo desafios e propostas de cada área. A partir das 18h será realizado um sarau, reunindo diferentes formas de expressões artísticas em um momento de descontração. A programação será das 8h às 22h.

No domingo (14), será apresentado um mapeamento dos artistas presentes divididos por área da cultura e região, elaborando o documento final e, ainda, será discutido dois temas que estão atualmente na pauta do setor: o projeto de lei de revisão do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Ilhabela (Compsi) e a criação de um Fundo Municipal de Cultura gerido pelo Conselho, das 14h às 18h.

Sobre o Fórum de Cultura de Ilhabela

Surgiu da necessidade de falar sobre a cena atual da cultura na cidade e de nossas demandas. Como artistas, produtores, cultureiros e cidadãos, a arte e a cultura são vistas como propulsoras econômica e social. Trata-se de um movimento cultural independente que se organizou no final de 2018 com objetivo de debater as políticas públicas de Cultura da cidade. Busca garantias de cultura como um direito constituído, fomentando a participação popular nas decisões públicas e nas políticas públicas culturais.

Confira a programação:

 

Dia 13 – sábado

8h30 – Abertura do credenciamento e café

9h30 – Conversa de abertura “Políticas Municipais de Cultura”

Palestrante: Alcemir Palma – Secretário de Cultura de Pindamonhangaba

12h30 – Almoço

14h – Debates Setoriais (música, artes visuais, artes cênicas, literatura, cultura popular/tradicional, artesanato e patrimônio)

17h – Café

18h – Sarau

22h – Encerramento

Dia 14 – domingo

14h – Apresentação dos resultados dos grupos setoriais

16h15 – Apresentação do projeto de lei de revisão do Conselho e do Fundo Municipal de Cultura

17h – Apresentação do documento final desenvolvido pelo Fórum e Café de Encerramento

Serviço:

O 1º Encontro de Cultura de Ilhabela no acontece nos dias 13 e 14 de abril – sábado, das 8h30 às 22h e, domingo, das 14h às 18h.

O Espaço Cultural Pés no Chão fica na rua Macapá, 72 – Barra Velha. A participação é gratuita e aberta a qualquer interessado.

Link do evento: https://www.facebook.com/events/395339564377569/

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/1JbQa4R4EdfIB4pBKcwY7NTDtvtBYfyqGa8Cn7Ap2pi0/edit?usp=drivesdk&fbclid=IwAR2eYb5laYa2GcwvrLdMErjvM2I_COA5Ri5RklJ2kyxB3TVnSaeBGvodNM.