CuriosidadesPraias

Curiosidades sobre o Vale do Paraíba

0

O VALE DO PARAÍBA

Vale do Paraíba é uma região sócio-econômica que abrange parte do leste do estado de São Paulo e sul do estado do Rio de Janeiro.

Geralmente, a denominação costuma incluir também o litoral norte do estado de São Paulo (Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela), que lhe é vizinho e estreitamente ligado.

O nome deve-se ao fato de que a região é a parte inicial da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul.

É composto por 51 municípios localizados entre as duas regiões metropolitanas mais importantes do País.

Vale do Paraíba destaca-se nacionalmente por intensa e diversificada atividade econômica, e por concentrar uma parcela considerável do PIB do Brasil.

Merece destaque a presença de empresas de ponta dos setores aeroespacial, automobilístico, petrolífero e farmacêutico, e os pólos científico e tecnológico, reunindo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

A indústria de alimentos e bebidas também tem forte presença na região.

Embora altamente urbanizada e industrializada, a região também tem reservas naturais importantes, como a Serra do Mar, com suas passagens para o litoral norte do estado de São Paulo;   a Serra da Mantiqueira, na divisa com Minas Gerais, que contém algumas das montanhas mais altas do Brasil;  e a Serra da Bocaina, reduto de Mata Atlântica que também inclui pequenas cidades e fazendas de interesse histórico e arquitetônico.

VOCÊ SABIA?

⇒ Em 1891, imigrantes italianos chegaram a Taubaté e ajudaram a criar o Distrito de QUIRIRIM,  1ª Colônia Italiana do Vale do Paraíba? Quase um século depois, em 1989, Quiririm realizou uma grande festa para comemorar o centenário da chegada dos seus antepassados. Esta festa é realizada até hoje, com apresentações de coreografias e shows de música típica e a deliciosa culinária italiana.  De Colônia Agrícola passou a Distrito Gastronômico. Hoje é sinônimo de boa comida e boas cantinas. E pela beleza e grandiosidade da festa, que a cada ano se torna mais conhecida em todo o país.

⇒ MONTEIRO LOBATO nasceu em Taubaté em 1882? Ele foi o escritor do “O Sítio do Pica-pau Amarelo”, uma de suas obras de maior destaque na literatura infantil, entre outras. Também foi o criador do personagem Jeca Tatu que retrata o típico caipira brasileiro. Monteiro Lobato escreveu sobre os vilarejos e as populações do Vale do Paraíba. Seu nome batiza uma cidade da Serra da Mantiqueira, vizinha a São José dos Campos.

Museu Monteiro Lobato funciona na casa onde o escritor taubateano nasceu e viveu até os 12 anos? O local possui um acervo com objetos pessoais, as primeiras edições dos livros do escritor e uma vasta biblioteca com obras de Lobato e de outros escritores. O museu, anexo ao Parque Sítio do Pica-Pau Amarelo, abriga ainda uma extensa área verde e espaços para apresentações teatrais com os personagens do Sítio. De acordo com o Departamento de Turismo e Cultura do Estado de São Paulo, o Museu Monteiro Lobato é o mais visitado do interior paulista.

⇒ Que São Luiz do Paraitinga é famosa por seu afogado? Afogado é um cozido de carne com batata, acompanhado de macarrão, preparado em grandes tachos de cobre, servido gratuitamente e que se tornou marca registrada da Festa do Divino de São Luiz do Paraitinga. Dizem por lá: “O povo oferece ao Divino sua prenda e recebe do Divino o afogado da festa”. Segundo as crenças dos devotos, é o afogado da festa que transmite força para o organismo.

⇒ Que em 1836 a população do VALE DO PARAÍBA era de 105.679 habitantes?  E, em 1886, 50 anos depois, no apogeu do café, a região já contava com 338.537 habitantes.

 

Drinks refrescantes nesse verão

Anterior

Torcedores do Vasco ressarcem dono de restaurante saqueado na Dutra em Jacareí

Próximo

Relacionados

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Curiosidades