CuriosidadesPontos TurísticosVariedades

Frei Galvão – Guaratinguetá

0

Conheça um pouco sobre a história da cidade de Guaratinguetá e confira o roteiro religioso Frei Galvão.

Guaratinguetá é uma palavra de origem Tupi-Guarani: guará=garça, tinga=branca, eta=muito, que significa “Muitas Garças Brancas”.

A história da cidade conta que em 1739, nasce aquele que, em 25 de outubro de 1998, torna-se o primeiro santo brasileiro: Frei Antônio de Sant’Anna Galvão, canonizado em 11 de maio de 2007 pelo Papa Bento XVI.

O desenvolvimento de Guaratinguetá tem no Turismo uma de suas âncoras e, no século XXI, a religiosidade já manifestada na Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, com sua água abençoada atraindo peregrinações, ganha novo impulso com a devoção a Frei Galvão, além dos templos religiosos que reúnem arquitetura, arte, beleza e fé desde o século XVIII.

Localizado às margens da Rodovia Presidente Dutra, a 163 km da Capital de São Paulo e a 237 km da Capital do Rio de Janeiro, o município é servido ainda por uma malha de modernas estradas que dão opções de acesso à capital paulista e também levam a portos, aeroportos, à Serra da Mantiqueira (como Campos do Jordão) e às praias do Litoral Norte.
A cidade ainda possui um aeroporto próprio, o Edu Chaves, administrado pela Escola de Especialistas de Aeronáutica, localizada na cidade.

Roteiro Religioso Frei Galvão:

Catedral de Santo Antônio:
Descrição: Marco inicial da cidade, a Catedral foi construída em 1630, e tem em seu interior quadros, imagens em estilo barroco com altares de madeira com detalhes em ouro.Local onde Frei Galvão rezou sua primeira missa. Abriga também a capela com relíquias e pia batismal onde o santo recebeu os primeiros sacramentos.
Serviço: Há distribuição de pílulas.
Endereço: Praça Santo Antônio – Centro

Casa de Frei Galvão:
Descrição: Casa onde o santo nasceu e viveu parte de sua infância. Possui sala de relíquias com vários quadros, imagens e pertences que mostram sua história, fragmento de osso e um pedaço do tecido da veste com que foi enterrado, incrustados no peito da sua imagem em madeira.
Serviço: Próximo a Casa de Frei Galvão há uma fonte, um memorial e a sala dos milagres. Há distribuição de pílulas.
Endereço: Frei Lucas, nº 23 – Centro

Santuário de Frei Galvão:
Descrição: É a primeira igreja dedicada à Frei Galvão no Brasil, onde acontecem todos os dias a sua novena perpétua. O local recebe romarias vindas de todo o Brasil.
Serviço: Há distribuição de pílulas.
Endereço: Av. Antônio de Sant’Anna Galvão – Jardim do Vale

Seminário Frei Galvão:
Descrição: Fundado em 1942 o local é um centro de evangelização e formação de jovens da ordem franciscana. Conta com um salão para exposições, via sacra, gruta de Nossa Senhora de Lourdes, mausoléu e no seu jardim há uma grande estátua de Nossa Senhora de Fátima medindo 10 metros de altura.
Serviço: Há distribuição de pílulas.
Endereço: Av. Integração, nº 151 – São Bento

Gruta Nossa Senhora de Lourdes:
Descrição: Construída em 1921 na Casa do Puríssimo Coração de Maria para abrigar a pedra trazida da cidade de Lourdes, na França, por Monsenhor Filippo. A Gruta recebe milhares de romeiros de todo país, em busca das “águas milagrosas”.
Endereço: Av. João Pessoa, 677 – Pedregulho

Fazenda Esperança
Descrição: Propriedade na área rural que acolhe jovens dependentes químicos do Brasil e de outros países, que vêm em busca da recuperação através da fé, trabalho e oração.
Serviço: No local há uma capela inaugurada pelo Papa Bento XVI em sua visita à Fazenda da Esperança, no Brasil em 2007.
Endereço: Estrada Municipal do Taquaral, nº 3000 – Taquaral

Casa de Frei Galvão – Guaratinguetá

 

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Estância Turística de Guaratinguetá.

Vela demonstra preocupação com trabalhador e participa de mobilização contra fechamento da Ford em São Bernardo

Anterior

Hotéis para relaxar e curtir Ilha Bela

Próximo

Relacionados

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Curiosidades