Confira as praias mais calmas do Litoral Norte

Ir a praia com a família é uma ótima pedida para viagem, mas com crianças o ideal é mar calmo e com poucas ondas. Confira uma lista com praias calmas no Litoral Norte de SP.

Julião – Ilhabela

Localizada na parte sul de Ilhabela, entre as praias Feiticeira e Grande, perrengue mesmo só para chegar à faixa de areia. O acesso é por uma trilha de 300 metros a partir da estrada ou por um caminho de pedras a partir da Praia Grande – nesse caso, não recomendado para crianças. A pequena praia tem águas claras e límpidas, além de poucas ondas. Pedras próximas da areia permitem a visualização de peixinhos a olho nu, mas quem leva uma máscara vai curtir ainda mais o momento. Há um restaurante que monta guarda-sóis na areia e cobra pelo uso deles. Vale a pena levar lanche para a praia.

Priscila Mayumi

Mococa – Caraguatatuba

Um mar raso e quase sem ondas é o chamariz perfeito para conclamar famílias com crianças a ocupar esse generoso espaço de areia, próximo da agitada praia Cocanha. O visual se completa com a bela Ilha de Tamanduá, bem a frente da orla. Em formato de ferradura, a areia mais grossa propicia caminhadas. Ao norte, caiaques deslizam próximos da foz do Rio Mococa. Alguns quiosques garantem os comes e bebes para a galera.

Alexandre Battibugli

Barra do Una – São Sebastião

É uma das praias mais bonitas do litoral brasileiro. O Rio Una desce a Serra do Mar e, serpenteando, chega a sua foz, formando uma espécie de península no lado esquerdo da praia. Exatamente esse é o ponto recomendado para levar crianças, que têm à disposição um banco de areia voltado tanto para o rio quanto para o mar, que ainda por cima tem poucas ondas. Como é sede de marinas e saídas de passeios de barco para conhecer as ilhas da região, o banho no rio requer muito cuidado devido o congestionamento de embarcações. Do outro lado da praia, o mar é bem mais agitado para os pequenos.

Guilherme Andrade

Domingas Dias/Lázaro – Ubatuba

Aqui cabe uma dupla, pois além de vizinhas, se completam quando o assunto é criança. Acessada por um condomínio, Domingas Dias é praticamente uma piscina em meio a Mata Atlântica. Protegida por costões, tem formato de enseada fechada. No costão esquerdo, tartarugas marinhas costumam bater cartão. Com infra zero, se quiser quiosques e restaurantes, caminhe cinco minutos até o Lázaro, uma praia com ondas mais agitadas, porém sem grandes percalços para os pequenos.

Rafael Vianna