Chef de Cozinha joseense é exemplo de empreendedorismo de sucesso em vídeo do Sebrae


A chef Thais Okamoto de São José dos Campos é uma das empresárias que foi escolhida pelo Sebrae para participar de vídeos – Conte Sua História – que mostram cases de sucesso em empreendedorismo.

O filme tem a duração de cinco minutos, circula por todo o Brasil e exibe a história desde a primeira iniciativa de empreendedorismo há 11 anos, até o momento atual, onde teve que se reposicionar para enfrentar o mercado.  Para esta fase abriu recentemente o 1° coworking gastronômico da RMVALE. É o Espaço Gourmet Chef Thais Okamoto, o novo conceito de negócio é um espaço compartilhado que abriga padaria artesanal, café, restaurante, boutique de pescados, mercearia, e uma cozinha show com cursos de culinária.

“ Vimos na Chef Thais Okamoto o personagem empreendedor que precisávamos para desenvolver e inspirar outros empresários. Decidimos utilizar a história bem-sucedida dela, num dos cenários que mais crescem no país, que é o de serviços e de gastronomia”, comentou Jardel José Busarello, gerente regional do Sebrae São José dos Campos.

“Para empreender tem que estar atento às oportunidades. Quando preciso, temos que parar e analisar, fazer contas e procurar a ajuda de especialistas, e o principal: inovar”, conta a chef.  Talvez esta seja a principal dica para quem deseja se manter no mercado com rentabilidade.

 

A Trajetória

 

Thais Okamoto é formada em administração, fez também o curso de administração hoteleira, mas, foi por meio do curso de pós-graduação em gastronomia, realizado no Institut Paul Bocuse, em Lyon/França, que descobriu sua verdadeira vocação e de volta ao Brasil, começou a empreender.

O começo não foi fácil, faltavam algumas habilidades que somente a prática permitiu com a abertura do restaurante Macarronada Italiana. Após algumas assessorias e cursos do Sebrae, a chef se familiarizou com a realidade do empreendedorismo brasileiro, saiu de uma franqueada para o negócio próprio, e conseguiu desenvolver produtos específicos para sobressair no mercado, como a peixaria gourmet com produtos de primeira linha de pescados e frutos do mar. Com o Empório Peixes e Cia foi destaque no Pequenas Empresas e Grandes Negócio, em 2002, também indicada pelo Sebrae.

O envolvimento cada vez maior de Thais Okamoto com a gastronomia a fez se desenvolver em várias frentes de trabalho: em São José dos Campos foi uma das apoiadoras e participantes do Espaço Gastronômico Aquarius (um charmoso bairro da cidade) e do Festival Gastronômico. Foi jurada por quatro vezes para o IGA –  Instituto Gastronômico das Américas, que é uma escola de Culinária, que tem uma unidade de ensino em São José.

No ano passado, Thais teve mais uma iniciativa empreendedora, foi a idealizadora do projeto “ Roteiro Gastro Cultural”, que uniu empresários de alguns bares e restaurantes do bairro Jardim das Indústrias, zona oeste da cidade, com o objetivo de movimentar por um período, os estabelecimentos da região, gerando circulação de clientes, revitalizando os ambientes e promovendo até geração de empregos.

“Acredito na força da coletividade para empreender, pois se o meu vizinho atrair para seu estabelecimento um cliente, com certeza este cliente vai acabar conhecendo o todo em torno de onde frequenta. E eu e meu vizinho vamos crescer juntos”, relatou a chef.

Como todo empreendedor moderno, a chef Thais Okamoto também tem propósito social, utiliza a cozinha do seu estabelecimento para produção de refeição para moradores de rua, é o projeto Sopa Amiga. Com ajuda de voluntários faz as refeições e a entrega a cada quinze dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *