Curiosidades

#Curiosidades : A Arquitetura da Primeira Casa Blindex do Mundo instalada em São José dos Campos

0

A primeira loja conceito do mundo da Blindex –  A Casa Blindex – está em São José dos Campos e o arquiteto Fábio Rocha, do escritório Fábio Rocha Arquitetura & Construção especializado em arquitetura corporativa, foi contratado para a realização do projeto e execução da obra.

“A escolha de São José dos Campos para abrigar a primeira Casa Blindex foi estratégica e não se deu por acaso. Além de um importante tecnopolo, a cidade é reconhecida por seu aspecto plural, pulsante, inovador e também pelo enorme potencial econômico”, explicou Alderlan Vitalino, diretor nacional da Blindex.

Casa Blindex está localizada no charmoso bairro Jardim Apolo, com ruas arborizadas, numa quadra privilegiada com pontos comerciais importantes, sendo alguns voltados para arquitetura e construção.

Trata-se de uma nova fase da marca, que passará utilizar o modelo de loja conceito, acompanhando o momento atual do novo consumidor que além da compra, deseja consumir experiências.

O arquiteto pode explorar uma área de 130 metros quadrados para essa loja conceito, e o projeto simulou a planta de um apartamento. O objetivo foi desenvolver em cada cômodo ambientes aconchegantes explorando os mais variados tipos de vidros, em diferentes situações, combinados a iluminação, decoração e diferentes espaços.

“A ideia do projeto arquitetônico era sair do tradicional modelo de vidraçaria que estamos acostumados a ver para espaços requintados, onde os diferentes vidros da Blindex fossem instalados com harmonia e as pessoas pudessem ter a percepção da aplicação destes vidros na prática, que se sentissem em casa e estimulassem o desejo por aqueles tipos de ambientes”, comentou o arquiteto.

A Arquitetura

Casa Blindex já chama a atenção pela imponência da fachada e pela cor vermelha que caracteriza a marca. O nome Blindex foi colocado em caixa alta, na cor branca sobre o vermelho, que permite visão à longa distância, ou até mesmo para quem passa de carro. Foi escolhida uma iluminação que produz um efeito de luz e sombra nas letras e o seu reflexo no vermelho ao fundo, sobre uma platibanda em madeira rústica, promoveu sofisticação.

“Foi trabalhada uma fachada diferenciada, sem excessos, com uma proporção correta no uso das formas, volumes, cores e texturas”, salientou Fábio Rocha.

A interação com a natureza é outro diferencial, na fachada foi instalado um jardim vertical com pé direito de 6 m de altura, com grande diversidade e volume de plantas.

“O paisagismo aliado à iluminação personalizada agregou valor à fachada, integrando vidro e natureza, chamando a atenção de quem passa pelo local”, complementou Fábio Rocha.

Ao entrar na Casa Blindex, as pessoas se surpreendem com as inúmeras possibilidades da aplicação dos vidros. O projeto desenvolvido demonstrou como o vidro harmoniza com os mais diferentes materiais de construção e decoração como: mármores, granitos, madeiras, metais, alvenarias, revestimentos 3D, cerâmicas, porcelanatos. Comprovando que o vidro é um elemento coringa tanto para obras residenciais quanto comerciais.

“O trabalho do arquiteto Fábio Rocha foi fundamental para que a primeira Casa Blindex do Brasil se materializasse. Além de um excelente profissional, Fábio é parceiro da Pilkington há anos e está sempre junto abraçando nossos projetos, se dedicando ao máximo para que o seu trabalho tenha um resultado convergente com nossos objetivos corporativos”, comentou Alderlan Vitalino, diretor nacional da Blindex.

A loja conceito também exibe o vidro em grandes formatos utilizado na divisão (com integração) de ambientes, com o sistema de portas deslizantes Blindex Roll – Door, muito usadas na integração de áreas internas e externas.

No showroom foram simulados ambientes reais como copa, cozinha, espaço gourmet e banheiros, onde foram explorados os sistemas de envidraçamentos de sacada, painéis de paredes, portas, janelas, espelhos e box.

“Todos os espaços foram concebidos de forma integrada e criativa, com oportunidade de explorar os diversos tipos de vidros: liso, leitoso, incolor, colorido, acústico, refletivo. Mostrando várias possibilidades, para arquitetos, engenheiros, designers de interiores e clientes em geral”, finalizou Fábio Rocha.

22ª edição do Festival do Camarão em Caraguá ganha igrejinha para São Pedro e novos cenários

Anterior

São José – Exposição destaca devoção aos santos no Museu de Arte Sacra

Próximo

Relacionados

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Curiosidades