Educação que impulsiona: Senac promove quarta edição do Casa Aberta

No dia 31, unidades São José dos Campos, Taubaté, Pindamonhangaba e Guaratinguetá promovem atividades gratuitas para a comunidade

O Senac São Paulo abre as portas de suas 57 unidades localizadas na capital, Grande São Paulo, no litoral e interior do Estado para a quarta edição do Casa Aberta. No dia 31 de agosto (sábado), das 10 às 16 horas, o público poderá conhecer os ambientes educacionais da instituição por meio de mais de 1.700 atividades que vão desde workshops, palestras, atendimentos até oficinas. A vasta programação é gratuita e para todas as idades.

O objetivo do evento é apresentar o papel da educação como agente transformador da sociedade, formando cidadãos e contribuindo para preparar as pessoas para o mundo do trabalho. Para isso, o público será convidado a se inspirar com histórias de profissionais empreendedores, a vivenciar a prática de diferentes profissões e até a descobrir uma nova habilidade.

Casa Aberta mostra que qualquer ambiente pode ser uma sala de aula. A infraestrutura das unidades e os conteúdos explorados revelam a essência do Senac São Paulo, que coloca a educação como ferramenta essencial para a transformação da vida das pessoas. Ao mesmo tempo, é um dia para proporcionar o contato do público com diferentes áreas do conhecimento e inspirar o desenvolvimento de habilidades profissionais ligadas ao empreendedorismo, parte do Jeito Senac de Educar.

Programação no Vale do Paraíba

No Vale do Paraíba, a programação gratuita inclui palestras, workshops, oficinas, contação de histórias, atendimentos de saúde e apresentações culturais ao longo do dia. As unidades promoverão atividades relacionadas às suas áreas de atuação, como arquitetura e urbanismo, beleza e estética, comunicação e artes, eventos e lazer, gastronomia, gestão e negócios, moda, saúde e bem-estar, e tecnologia da informação.

Em São José dos Campos, os destaques da programação são o workshop Aprenda a Preparar Lancheiras Saudáveis para seus Filhos, com dicas para combinar alimentos e deixá-los à disposição das crianças de maneira saudável e segura; a palestraTrabalhar brincando: gamificação na Industria 4.0; e a oficina Recreação: as crianças estão em casa, e agora?.

Em Taubaté, a programação contará com as palestras É Possível Ser Sustentável em Restaurante?, Urban Jungle – plantas para ambientes internos, A Indústria 4.0 e os Impactos para a Área de Produção; as oficinas Sensibilização em Libras, Montando uma Composteira – contribuindo para o futuro do planeta; os workshops Marketing na Medida do seu Negócio, Refeições Vegetarianas, entre outras atividades e atrações culturais.

Em Pindamonhangaba, o mago das noivas compartilhará suas experiências profissionais no workshop Penteados com Paulo Persil, levando os participantes a uma imersão no universo dos penteados. A agenda terá, ainda, as oficinas Ecoprint: o futuro da moda verdeCriação de brinquedos educativos feitos em tecido e Futuro: programação em blocos para desenvolvimento de games.

Em Guaratinguetá, a exposição interativa Espaço Mata Atlântica despertará sensações relacionadas ao ecossistema de maior biodiversidade do planeta e predominante no Vale do Paraíba. A unidade terá diversos workshops de beleza e estética, entre eles, Visagismo de Barba, Massoterapia nos Dias Atuais e Design de Sobrancelhas: realçando o seu olhar; atividades na área de gestão e negócios, como Kahoot: aprendendo gestão e negócios de um modo divertido; atrações musicais e food trucks.

Para se inscrever e conferir a programação completa, acesse o Portal Senac (www.sp.senac.br/casaaberta) e escolha a unidade de sua preferência.

Casa Aberta – Senac São Paulo
Data: 31 de agosto – sábado – das 10 às 16 horas
Local: todas as unidades do Senac São Paulo
Programação e inscrições: www.sp.senac.br/casaaberta
O evento é gratuito, e as vagas são limitadas.