Especialista do Senac Guaratinguetá destaca o papel dos profissionais do setor para manter as equipes motivadas

A desaceleração da economia brasileira fez com que grandes companhias freassem novos investimentos, tornando difícil manter o quadro de funcionários motivado. Ao mesmo tempo, o papel dos recursos humanos ganhou destaque nas empresas no desenvolvimento das equipes, para que elas contribuam com resultados cada vez mais assertivos. A área se especializou em melhorar o desempenho interno por meio do recrutamento e seleção, motivar colaboradores usando a política de cargos e salários, e estimular o engajamento relacionando-o a crenças e valores do colaborador, criando propósitos de valor.

Dalva Maria Ribeiro de Souza, docente da área de gestão e negócios do Senac Guaratinguetá, explica que as empresas também passaram a atrair profissionais autônomos, empreendedores e otimistas para o time. “O contexto que estamos vivendo é dinâmico e veloz, o profissional deve estar em constante evolução para atender a essa demanda tão ampla e diversificada. Conhecer as ferramentas tecnológicas, ter capacidade de resolver problemas, ser ágil nos processos, respeitar a liderança situacional, gerir o tempo e comunicar-se em todos os espectros são habilidades essenciais”, explica.

O novo perfil de colaborador precisa estar conectado, acompanhando os avanços tecnológicos que impactam todos os aspectos da vida cotidiana, inclusive na automatização dos recursos humanos. “Atualmente, as atividades exigem do funcionário desenvoltura com ferramentas digitais para criar relatórios de indicadores, verificando custos-benefícios para os processos de RH; analisar a qualidade nos processos; substituir processos antiquados por processos novos; rapidez para repensar as estratégias; e redução de custos”, garante Dalva.

A docente também destaca que os profissionais passam a ser menos operacionais e mais estratégicos. “O futuro já chegou e o foco dos recursos humanos é nas pessoas e nas novas tendências da gestão de pessoas, como o recrutamento digital, treinamentos on-line e uso de games para capacitação. Os softwares de gestão ajudam a analisar taxas de rotatividade, absenteísmo e motivação das equipes, facilitando o acesso aos dados e uma melhoria na tomada de decisão.”

Formação profissional

Considerada uma área versátil e fortalecida pelo cenário econômico atual, os profissionais de recursos humanos podem atuar em diferentes funções, como: recrutamento e seleção; treinamento e desenvolvimento; cargos, salários e benefícios; departamento pessoal; avaliação de desempenho; saúde e segurança; e relações sindicais.

Para os interessados em trabalhar no segmento ou conhecer mais sobre essa área, o Senac Guaratinguetá está com inscrições abertas para os cursos: Formação de Analista de Treinamento e Desenvolvimento; Assistente de Recursos Humanos; Práticas Administrativas em Escritório; Liderança para Novos Líderes; Dinâmicas de Grupo com Foco em Competências; Introdução à Administração de Recursos Humanos; e Introdução à Administração de Pessoal.

Para obter mais informações e fazer inscrição, acesse o Portal Senac (www.sp.senac.br/guaratingueta) ou procure a unidade, que fica na Avenida Dr. João Baptista Rangel de Camargo, 50 – Centro – Guaratinguetá/SP.

  •  Assistente de Recursos Humanos

Data: 29 de julho a 29 de outubro de 2019

Horário: segunda a quinta-feira, das 19 às 22 horas

 

  • Introdução à Administração de Pessoal

Data: 3 de agosto a 9 de novembro de 2019

Horário: aos sábados, das 8 às 12 horas

 

  • Autodesenvolvimento: potencializando resultados com técnicas de coaching

Data: 3 de agosto a 28 de setembro de 2019

Horário: aos sábados, das 13 às 17 horas

 

  • Desenvolvimento de Liderança

Data: 30 de agosto a 27 de setembro de 2019

Horário: às sextas-feiras, das 8 às 12 horas

 

Senac Guaratinguetá

Endereço: Avenida Dr. João Baptista Rangel de Camargo, 50 – Centro – Guaratinguetá/SP

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/guaratingueta