Ilhabela contará com seletivas de jiu-jitsu para composição de equipe para os Jogos Regionais

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, informa que serão realizadas, no próximo domingo (30), as seletivas para escolha dos representantes da cidade nos Jogos Regionais, na modalidade jiu-jitsu masculino. As disputas começam a partir das 10h, no ginásio Gilson Gomes Pinna, no Itaquanduba.

As inscrições devem ser feitas pelo WhatsApp (12) 97404-8454 ou pelo e-mail cyborgjj@bol.com.br até a próxima sexta-feira (28). Podem se inscrever atletas que nasceram até o ano de 2001.

O peso dos esportistas será aferido na primeira luta, onde também deve ser apresentado o documento com foto para identificação.

Serão duas divisões de faixas: branca/azul e roxa/marrom/preta. As regras e pesos serão conforme orientações da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ) e serão aceitos apenas quimonos nas cores branco, azul e preto sem mesclas.

Jiu-jitsu

Jujutsu, mais conhecido na sua forma ocidentalizada Jiu-jitsu, é uma arte marcial japonesa que utiliza técnicas de golpes de alavancas, torções e pressões para derrubar e dominar um oponente. Sua origem, como sucede com quase todas as artes marciais vetustas, não pode ser apontada com total certeza, o que se sabe por certo é que seu principal ambiente de desenvolvimento e refino foi nas escolas de samurais, a casta guerreira do Japão. Contudo, outros levantam a hipótese de ter proveniência sínica, posto que sejam também notadas influências indianas.