Livro produzido coletivamente pelos professores de Educação Física de Ilhabela está disponível para download

“Práticas em Educação Física Escolar” é o título da obra.

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação, disponibilizou em seu site o link para download do livro “Práticas em Educação Física Escolar”, que foi produzido, de forma coletiva, pelos professores de Educação Física da rede municipal de ensino.

O livro tem como organizadores Tiago Aquino, o Paçoca, e o coordenador Leonardo Scarpa Zanzini. “O livro nasceu de um projeto iniciado em novembro de 2018, durante a VI Semana de Educação Física. A construção coletiva envolveu grande parte dos professores de Educação Física que integravam a equipe. Dentre os diversos temas propostos ao longo daquela Semana, um foi destinado aos Jogos e Brincadeiras, conduzido por meio de formação teórica e coleta de produções autorais dos professores, com a aplicação pedagógica de algumas das atividades desenvolvidas em evento destinado aos alunos. Em ambos os momentos, o grupo teve como facilitador o professor Tiago Aquino”, explicou Zanzini.

A obra coletiva se originou das produções autorais dos professores de Educação Física presentes na referida Formação. Muitos dos jogos, brincadeiras e atividades haviam sido desenvolvidas ao longo das aulas, em parceria com os alunos, respeitando os princípios de “Construção Coletiva” e “Respeito a Diversidade“ do Esporte Educacional. Já outras foram construídas no próprio encontro e aplicadas no período seguinte durante um evento aos alunos. “Estou muito feliz com o lançamento desse livro, que apresenta diversidade, construção coletiva e ainda leva o nome da nossa ilha para todo o País. Quero parabenizar a todos os professores que deram a sua contribuição para a construção dessa obra”, declarou a secretária de Educação, Edina Paula Roma Teixeira.

Para o professor e coordenador pedagógico Leonardo Scarpa Zanzini, “catalogar essas práticas em educação física, por meio de uma obra coletiva, tem como objetivo valorizar o conhecimento técnico e a produção cultural de um corpo docente muito especial e assim reforçar a importância de estratégias de formação continuada que promovem esse tipo de valorização. Com essas práticas catalogadas e organizadas por temas, fica nítida a riqueza de diversidades e olhares que a nossa rede tem”.

O exemplar será utilizado como material de apoio e acervo para os professores e está disponível no link http://www.ilhabela.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/09/Livro-Práticas-em-Educação-Física-Escolar-Ilhabela.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *