Noções básicas de fotografia

Se você é fã de esportes, sabe o que significa quando um time entra em um “ano de reconstrução”. É justamente quando os donos ou treinadores decidem que é hora de treinar novos membros e corrigir maus hábitos nos outros. E, invariavelmente, o que a liderança da equipe diz quando chega a esse momento é que está “voltando ao básico”.

Às vezes é bom para nós, fotógrafos, voltarmos ao básico. E, claro, se você está apenas começando no mundo da fotografia e quer aprender “as cordas”, o básico é um começo natural. Mas você quer o básico do que os profissionais sabem sobre o ofício da fotografia.

Qualquer um pode tirar uma foto. Participei de uma recepção de casamento onde a festa de casamento deixou uma câmera digital descartável em cada mesa na recepção para os convidados tirarem fotos. Antes que a noite terminasse, eram as crianças que estavam correndo tirando fotos de tudo, desde os pratos sujos até suas próprias roupas íntimas. Não eram fotógrafos e, embora essas fotos, sem dúvida, recebam algumas risadas, não são o tipo de fotos profissionais que as pessoas desejam para suas memórias de longo prazo.

Obviamente, a pedra angular dos fundamentos da fotografia é a câmera. Quando você vê um nerd de câmera andando com equipamento suficiente no pescoço para lançar um ônibus espacial, você tem a impressão de que as câmeras são fenomenalmente complexas, mais do que meros mortais podem entender. Mas olhe para os profissionais e você os verá trabalhando com câmeras portáteis e relativamente fáceis de operar. Isso ocorre porque o básico da operação de uma câmera se resume à abertura e à velocidade do obturador.

Agora não fique nervoso com termos extravagantes. A abertura é apenas um termo para o quão ampla a lente da sua câmera está aberta para deixar a luz entrar. E a velocidade do obturador é apenas quanto tempo você deixa a luz entrar para afetar a imagem. Para obter uma foto de um evento em movimento rápido, você deseja uma abertura ampla para deixar entrar muita luz, mas uma velocidade curta do obturador para capturar o evento rapidamente e fechar a janela para que a imagem seja capturada antes que mais luz prejudique a qualidade.

A fotografia é realmente toda sobre a luz. Você pode e aprenderá muito sobre lentes e fotografia com flash e outras maneiras de transferir o controle sobre a iluminação de uma foto para você. Portanto, adicione às suas habilidades básicas de fotografia uma vontade de nunca parar de aprender. Quanto melhor e mais sofisticado você ficar em sua capacidade de trabalhar com o equipamento, mais você aprenderá e mais desejará aprender.

Você pode obter um maior controle sobre esses controles básicos da câmera, como abertura e velocidade do obturador, aprendendo como alternar de configurações automáticas para configurações manuais. As configurações automáticas de qualquer câmera estão lá apenas para o público em geral que não está interessado em aprender o básico. Portanto, eles fornecem algumas configurações básicas, como configurações de paisagem, retrato e esportes. Ao mudar para manual, você pode aprender quais configurações funcionam melhor em diferentes situações.

E isso nos leva ao básico mais importante sobre se tornar um grande fotógrafo e isso é a prática. Tire algum tempo com o seu equipamento e brinque com ele. Leve-o para situações e tire fotos com diferentes configurações de abertura e velocidade do obturador, em ambientes externos e internos e diferentes orientações à luz. Não fique chateado quando alguns tiros não funcionam. Isso faz parte da curva de aprendizado.

Ao aprender fazendo, você construirá sua confiança em seu trabalho e, eventualmente, se tornará um grande fotógrafo. Mas não fique arrogante, há sempre mais para aprender. E essa é uma das coisas divertidas da fotografia, não é?