Reforma rápida e de baixo custo é a nova tendência nos lares do Vale do Paraíba

Arquitetura de Interiores em Alta

 

Quer usufruir as férias de julho em família e aproveitar este período longe do lar para uma reforma na casa sem grandes transtornos.  As reformas rápidas podem ser a solução. São as chamadas “pockt decor” que estão em alta no Vale do Paraíba. Em São José dos Campos as pessoas renovam ambientes por cômodos, se utilizando da arquitetura de interiores.

Essa modalidade não exige grandes gastos e nem demanda muito tempo, serviço e profissionais. Em menos de uma semana é possível ter um ambiente totalmente novo. Antes mesmo de voltar de férias a casa já estará remodelada.

Trocar a cor de uma parede, reposicionar móveis e incluir novos objetos de decoração favorecem a renovação deixando o espaço mais harmonioso e aconchegante.

O arquiteto Fábio Rocha com experiência de 25 anos de mercado observou que nestes tempos de recessão, muita gente opta por esta reforma rápida e barata, e informou que a procura em seu escritório por esta modalidade de trabalho anda bem frequente.

“Além de reduzir os custos é um meio que o cliente encontra de renovar os ares e até mesmo as energias”, disse o arquiteto.

O trabalho de Fábio Rocha nestes casos, começa com uma boa conversa com o cliente, onde o morador pode expor seus objetivos e dizer o valor que pretende gastar. Uma dica do arquiteto é avaliar os itens de decoração e os móveis que já existem em casa.

As mudanças são simples, além da pintura de paredes, uma iluminação diferenciada, paisagismo, cortina, troca dos tecidos dos móveis alteram muito o ambiente.

O arquiteto de interiores pode trabalhar em duas frentes:

Como executor do projeto, acompanhando todas as etapas como compra, gerenciamento e fiscalização do andamento da obra, contratando marceneiro, tapeceiro, pintor, por exemplo, de acordo com a necessidade.

Ou, como consultor, onde realiza uma visita para conhecer o espaço a ser transformado e levanta os problemas apontando as soluções, que podem ser desde questões de engenharia até a decoração.

O valor do trabalho varia de acordo com o tempo estimado da reforma, considerando o metro quadrado e complexidade. Mas, os custos finais são variados.

quarto do casal – antes da reforma

quarto do casal – depois da reforma

Renovação

As reformas rápidas apresentam soluções como as utilizadas por Fábio Rocha nesta casa em São José dos Campos, no bairro Urbanova, onde foram renovadas as salas de lareira e jantar e ainda o quarto do casal.

Nas salas foram feitas reposições dos móveis. Algumas paredes ganharam a cor branca e outras, como destaque, foram pintadas de verde.  As novas cores deram profundidade e deixaram mais claro o ambiente. O tecido do sofá ganhou listras coloridas e novas almofadas. No piso, o tapete foi tirado de cena e reinstalado como tapeçaria de parede.

O quarto do casal foi totalmente modificado, o arquiteto dispensou as cadeiras e a luminária pedestal. O cômodo ganhou cores mais suaves e calmantes como o branco e o azul claro. A referência para a modificação foi temática, neste caso, o marítmo. Uma das paredes teve aplicação de tecido em listras e ganhou objetos de decoração reutilizados, como boias de navegação e barco com madeira de demolição que anteriormente, faziam parte da área externa da casa.

As paredes laterais a cama, ganharam quadros que rementem ao mar e a natureza e um espelho que complementou o espaço. Ao pé da cama, uma charmosa chaise baú em azul escuro que combina com o papel de parede. Na cama e na chaise, almofadas brancas com motivos náuticos, listras e flores em azul e branco.

Pronto, em poucos dias, ambientes diferentes e dentro do orçamento.