São José – Festival Paralímpico oferece três modalidades neste sábado

A cidade de São José dos Campos irá receber pela primeira vez, neste sábado (21), no Centro da Juventude, na região sul, o Festival Paralímpico. A atividade vai lembrar o Dia do Atleta Paralímpico, comemorado no dia 22. Pelo menos 150 pré-adolescentes e adolescentes entre 12 e 17 anos deverão participar.

O evento está em sua segunda edição e ocorrerá simultaneamente em 70 cidades brasileiras. A realização é do Comitê Paralímpico Brasileiro e, no município, haverá a parceria da Prefeitura de São José.

Na primeira edição, realizada em 2018, mais de 10 mil pessoas estiveram envolvidas nas ações do Festival. Neste ano, espera-se atingir 11 mil participantes. Em São José, estão pré-inscritos 100 alunos da Rede de Ensino Municipal e mais 50 das unidades esportivas da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida. Desse total, 80% serão jovens PCD (pessoa com deficiência) e os demais sem deficiência, já que o objetivo é promover uma interação entre os dois grupos.

Três modalidades

Cada cidade definiu três modalidades para o Festival, de uma série de 12 disponibilizadas pelo CPB. Em São José, serão bocha, judô e vôlei sentado. A cada 30 minutos haverá rotação dos praticantes para que todos possam experimentar os três esportes oferecidos.

A Prefeitura está entrando com a cessão do local e o fornecimento de som, telão, banheiros químicos adaptados, ambulância e limpeza. As atividades serão conduzidas por um grupo de 60 voluntários formado por universitários, professores de educação física da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, pais de PCDs e profissionais do Instituto Athlon, entidade responsável pela gestão de equipes PCD que representam o município em competições.

A participação é livre e gratuita para jovens com deficiência na faixa etária de 12 a 17 anos, de acordo com a disponibilidade de vagas. Basta fazer a inscrição no local durante o evento.

  • Festival Paralímpico
    Data e horário – 21 de setembro (sábado), das 8h às 12h
    Local – Centro da Juventude – Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *