CuriosidadesDestaquesEventos

São José – Selo Sesc lança CD O Romantismo de Henrique Oswald

0

O pianista José Eduardo Martins interpreta composições selecionadas por ele e que sintetizam o valor da obra do mais importante compositor romântico do Brasil.

Com foco na revitalização da memória da música brasileira e de seus protagonistas, o Selo Sesc lança o CD O Romantismo de Henrique Oswald com peças para piano e violino e para piano solo. Todas foram selecionadas e são interpretadas pelo pianista e estudioso das obras de Oswald, José Eduardo Martins.  As faixas de piano e violino têm participação do  violinista  belga Paul Klinck. O show de lançamento no interior acontece no dia 22 de junho, às 20h, no Sesc São José dos Campos.

O pianista estuda a trajetória de Henrique Oswald desde 1978. Em sua análise, o compositor teria sido deixado de lado num período de exacerbação nacionalista e valorização de músicos que cultivaram elementos de brasilidade nas composições. De forma fundamentalmente europeia e cosmopolita, Oswald foi reconhecido em terra estrangeira, inscrevendo sua obra no romantismo vigente, sem traços de ruptura estética de músicos a ele contemporâneos.

José Eduardo Martins explica a concepção deste CD consagrado ao mais importante compositor romântico brasileiro. “Primeiramente,temos algumas das obras para violino e piano, como por exemplo, a Sonata op. 36 em Mi, considerada uma das mais  significativas sonatas do período em termos mundiais. Em piano solo, o álbum traz, por exemplo a peça En Rêve. Composição idílica e dedicada àaluna e admiradora Leozinha Magalhães, primeira biógrafa do compositor.”

Henrique Oswald

Henrique Oswald (1852-1931) nasceu no Rio de Janeiro, filho de pai suíço-alemão e de mãe italiana. Viveu a infância e a adolescênciaem São Paulo, partindo com a mãe para Florença, onde estudou e viveu durante décadas. Em 1902 recebeu o primeiro prêmio por suacomposição Il Neige, láurea recebida do jornal “Le Figaro” em Paris, em concurso em que concorreram 647 peças de autores de todoo mundo. Após breves viagens ao Brasil, retornou definitivamente ao país em 1903, onde inicialmente dirigiu o Instituto Nacional deMúsica do Rio de Janeiro. Sua obra abrange vários gêneros: sinfônico, camerístico, coral, operístico e, sobretudo, piano solo.

José Eduardo Martins

Em São Paulo, estudou com o professor russo José Kliass. Posteriormente aperfeiçoou-se em Paris com Marguerite Long, Jean Doyen e Louis Saguer. Como pianista apresentou a integral para piano de Debussy, Moussorgsky, Francisco de Lacerda e para teclado de Rameau, entre outras. Realizou a primeira audição de cerca de 200 obras contemporâneas para piano. José Eduardo Martins gravou 24 CDs para os selos Labor (USA), Portugaler and PortugalSom (Portugal), Esolem (France) e especialmente De Rode Pomp, na Bélgica. É autor de vários livros publicados no Brasil, Portugal (Universidade de Coimbra) e França (Universidade Sorbonne). Doutor Honoris Causa pela Universidade Constantin Brancusi da Romênia, Martins é Membro Honorário da Academia Brasileira de Música. Em Bruxelas recebeu a Ordem do Rio Branco do Governo do Brasil, assim como a Ordem da Coroa, condecoração outorgada pelo Rei Alberto II da Bélgica. José Eduardo Martins também é professor titular aposentado da Universidade de São Paulo.

Selo Sesc 

Criado há 15 anos, o Selo Sesc tem o objetivo de registrar o que de melhor é produzido na área cultural. Constrói um acervo artístico pontuado por obras de variados estilos, da música ao teatro e cinema. Em 2018 lançou dezenas de discos, entre eles “Debut” de Paulo Martelli, “A Paixão Segundo Catulo”, dirigido por Mário Sève, “Mar Virtual” de Eugénia Melo e Castro, “Viola Paulista”, dirigido por Ivan Vilela, “Tradição Improvisada”, de Nelson da Rabeca e Thomas Rohrer, “Cantos de Trabalho II”, da Cia. Cabelo de Maria e “Intuitivo”, de Itiberê Zwarg & Grupo”, “Jacob do Bandolim 100 Anos – Sentimento e Balanço”, de Joel Nascimento e Fábio Peron, “Blue Voyage”, de Raul de Souza e “Anaí Rosa atraca Geraldo Pereira”, de Anaí Rosa, além do Box de DVDs “Movimento Violão”, a série em DVD “O Som da Orquestra – Exército dos Metais” e os lançamentos exclusivos para o digital: “Basa Black Bossa” de Alexandre Basa, “Ilíada e Odisseia – Ritmo e Poesia” e a série “Sessões Selo Sesc”, com gravações de shows ocorridos nas unidades do Sesc: #1: Orquestra Mundana Refugi, #2: Siba e a Fuloresta, #3: Metá Metá.

Este ano foi lançado no mercado digital os álbuns Sessões Selo Sesc #4: Rashid Sessões Selo Sesc #5 Bixiga 70. Além do CD-livro São Paulo: paisagens sonoras (1830-1880) da pesquisadora, cantora, musicóloga e mezzo-soprano Anna Maria Kieffer, e os CDs Duo + Dois (Fernando Melo, Luiz Bueno, Carlos Malta e Robertinho Silva), Construtores de Sons(Marco Scarassatti e Livio Tragtenberg), Universo (grupo Rumo), Garoto (Paulo Bellinati) e o DVD Exército dos Metais, da série O Som da Orquestra.

Zumbido

Zumbido, uma publicação Selo Sesc, é a revista digital sobre música do Selo Sesc e está disponível no aplicativo mobile do Sesc em São Paulo (iOS e Android) e no Medium (sescsp.org.br/zumbido). A revista chega para discutir a música como linguagem, sem ignorar o componente afetivo que nos move ao dar o play num fonograma, baixar a agulha no vinil ou vasculhar o encarte de um CD. Com atualizações semanais, a revista serve como um espaço para reflexão sobre os diversos aspectos da cadeia musical. Para suas seções, são convidados compositores, escritores, jornalistas e músicos para a produção dos textos.

Os ingressos estão à venda nas bilheterias do Sesc e pelo portal sescsp.org.br/sjcampos. Os preços variam entre R$5,00 e R$17,00. Classificação indicativa 14 anos.

O Sesc São José dos Campos fica na Av. Adhemar de Barros, 999 – Jd. São Dimas. Mais informações pelo telefone 12.3904.2000 e no site sescsp.org.br/sjcampos

Pinda – Tapete Solidário será destaque na Paróquia NS Bom Sucesso

Anterior

Campanha do Agasalho tem pontos de doação na via Dutra durante o feriado de Corpus Christi

Próximo

Relacionados

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Curiosidades