AcontecendoDestaquesEventos

Taubaté – Visconde de Sabugosa é tema central da Flit 2019

0
Foto: Prefeitura de Taubaté
Pelo terceiro ano consecutivo a Capital Nacional da Literatura Infantil recebe a Flit – Feira de Literatura Infantil de Taubaté, que acontece de 16 a 22 de setembro na Avenida do Povo, em Taubaté. Após o recorde de 39 mil pessoas no ano passado, a expectativa é uma feira ainda maior em 2019, com nomes nacionais e locais da música e da literatura.
TEMA GERAL
O tema geral da FLIT deste ano é “Visconde de Sabugosa – da biblioteca da Dona Benta para a Flit 2019”.  Visconde é um boneco feito de sabugo de milho, um grande sábio, gramático e filósofo, cuja sabedoria foi obtida por meio dos livros da estante da biblioteca de Dona Benta.
Ele é o super-sabichão do Sítio. Erudito e atrapalhado, vive pesquisando e estudando sobre vários assuntos em seu laboratório, localizado no porão da casa de Dona Benta, onde dá margem à sua criatividade para construir invenções.
Todas essas suas características serão exploradas nas escolas e nas atrações da Flit 2019.
O projeto da Flit 2019 é promovido por meio do Proac (Programa de Ação Cultural), através da Secretaria de Cultura de Estado. Criada e executada pela Prefeitura de Taubaté, a feira este ano tem a empresa ADV Produções como curadora, ficando a coordenação geral a cargo da produtora cultural Amália De Vincenzo.
A Flit 2019 conta com o patrocínio oficial das empresas Usiminas e EDP São Paulo.
Além dos patrocinadores, a Flit também conta com o apoio da CBL (Câmara Brasileira do Livro), ABC Transportes, CCR Nova Dutra, Net e Oscar Calçados.
ESTRUTURA
Serão grandes shows infantis na abertura e no encerramento, e durante a semana muita contação de histórias, peças teatrais e oficinas. Vão acontecer também palestras, shows musicais, oficinas artísticas e lançamentos de livros com a presença de escritores nacionais e da região.
Também estão programadas sessões de autógrafos com autores nacionais e locais e mesa-redonda discutindo temas ligados à literatura infantil. Serão 14 editoras oferecendo o melhor da literatura infanto-juvenil nacional e internacional.
ESCOLAS
A Flit 2019 já começou nas salas de aula da rede pública municipal. O tema da feira já está sendo desenvolvido nas escolas, e o fechamento deste trabalho é a participação diária de mais de 800 alunos nos períodos da manhã e da tarde, principalmente da zona rural e de bairros periféricos, que são levados em vans e ônibus para a avenida. Os alunos, como nos anos anteriores, participarão de teatros, contação de histórias e oficinas.
As demais escolas da cidade e região que também quiserem ir de excursão à feira devem enviar um email para flit@taubate.sp.gov.br, para que sejam recebidos com o máximo de conforto possível.
Na Praça de Alimentação “Tia Anastácia” ficam diversificados food trucks, com os mais diversos tipos de comidas, lanches e sobremesas para os visitantes.
As atrações da Feira estão em fase final de contratação e a programação será divulgada em breve no site www.flit.taubate.sp.gov.br e na página www.facebook.com/feiradeliteraturainfantildetaubate/.

Taubaté – 3º Festival Nacional de MPB “Celly Campello” começa na sexta

Anterior

Curso de Libras da Prefeitura de Caraguatatuba e do IF/SP

Próximo

Relacionados

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontecendo